Convidados



MESA DE ABERTURA
Os desafios da Educação Ambiental: quem faz, como, para quê e para quem?

Mediador: Prof. Dr. HUMBERTO CALLONI
Possui graduação em Filosofia e em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985 e 1987), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990 e 2002). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande, Revisor de periódico da Ambiente & Educação, Revisor de periódico da Cadernos de Educação (UFPel), Revisor de periódico do Momento (Rio Grande), Revisor de periódico da Revista Espaço Acadêmico (UEM) e Revisor de periódico da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Interdisciplinaridade, diálogo, formação, humanismo.

Convidados:
Prof. Dr. DANIEL PORCIUNCULA PRADO
Possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (1999) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). É Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e realiza assessoria junto aos movimentos sociais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, História Ambiental e Educação Ambiental. É coordenador do Mestrado Profissional em História da FURG e coordenador do Grupo de Trabalho Pesquisa e Extensão em História Ambiental (GTPEHA). Fundador e coordenador do GT de História Ambiental da ANPUH/RS no biênio 2012/2013. É músico filiado a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) desde 1992, e desenvolve oficinas nas redes escolares sobre música e ensino de História e música e Educação Ambiental. É membro do GT nacional de História Ambiental da ANPUH. Organizador das Jornadas Gaúchas de História Ambiental (2011, 2013 e 2015). É autor do livro "A Figueira e o Machado" (2011). Atualmente é responsável pelo Programa de Extensão (PROEXT) "A História Ambiental como estratégia de intervenção na cidade do Rio Grande/RS".

Prof. Dr. VILMAR ALVES PEREIRA
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com ênfase em Filosofia e Educação. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Possui Aperfeiçoamento em Fundamentos da Educação (UPF). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem experiência na área de Filosofia da Educação, atuando há quatorze anos no Ensino Superior, principalmente nos seguintes temas: Infância e Subjetividade, Teoria Crítica e Educação, Fundamentos da Educação e Pesquisa em Educação. Como Professor Colaborador atuou na Especialização em Educação da UFRGS e em diversas instituições em Cursos de Especialização como professor convidado. Foi Coordenador das Licenciaturas da UNIPAMPA (COORLICEN). Atualmente, atua como Professor e Pesquisador no Instituto de Educação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FURG); Educação Ambiental (PPGEA/ FURG). Atua no grupo de pesquisa Crianças, Infância e Cultura (CIC). Coordena o Programa de Auxílio Ao Ingresso aos Ensino Técnico e Superior - PAIETS. Tutor do Programa de Educação Tutorial PET- Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos. Editor da Revista REMEA. Realiza palestras para Professores da Educação Básica nas redes de Ensino Público. Revisor de importantes Periódicos no campo da Educação. Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da FURG.

Prof. Dr. GIANPAOLO KNOLLER ADOMILLI
Possui bacharelado em Ciências Sociais (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestrado (2003) e doutorado (2007) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI - e no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA. Coordena o Núcleo de Estudos sobre Populações Costeiras e Saberes Tradicionais - NECO/FURG (Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq). Tem experiência na área de Antropologia Social/Cultural, com ênfase em estudos sobre populações pesqueiras, dedicando-se aos seguintes temas: etnografia, conflitos socioambientais, saberes tradicionais, territorialidade.

MESA 2
A Educação Ambiental dos e nos Grandes Projetos de Desenvolvimento

Prof. Dr. CARLOS ROBERTO DA SILVA MACHADO
É professor titular de políticas públicas da educação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e na Linha de Fundamentos da Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA). Suas pesquisas, nos últimos anos, têm buscado avançar na relação entre (in) justiça social e ambiental na região do extremo sul do Brasil, da relação dos conflitos com a educação ambiental e as políticas públicas de educação e de educação ambiental. Temas e relações que adquiriram um foco mais qualificado a partir dos estudos de pós-doutorado na UFRJ/IPPUR/ETTERN sob supervisão de Henri Acselrad em 2010. Coordena o Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil no qual a questão ambiental e urbana vem sendo mapeada a partir de manifestações públicas desde 2011, e em 2013, iniciamos o acompanhamento dos conflitos no leste do Uruguai (Rocha e Maldonado) com apoio de pesquisadores da UdelaR (Universidad de La República). Possui graduação em História Licenciatura Plena (1989), Especialização em História do Brasil (1991) pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras; Ciências Sociais e Políticas (1992) pela Escuela Nico Lopez (Cuba); Mestrado em Educação (1999) e Doutorado (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do conselho editorial das Revistas - Ambiente & Educação (FURG) (1413-8638) e Momento (Rio Grande) (0102-2717).

Prof. Ms. CAIO FLORIANO DOS SANTOS
Graduado em Ocenografia pela Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI (2008). Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento SocioAmbiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC (2010). Atualmente é aluno de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental-PPGEA da Universidade Federal de Rio Grande- FURG (Bolsista FAPERGS/ CAPES), onde atua como pesquisador voluntário junto ao Observatório dos Conflitos do extremo Sul do Brasil. Trabalha com os seguintes temáticas: Conflitos Urbanos e Socioambientais, (in) sustentabilidade na cidade, justiça ambiental. Educação Ambiental, Planejamento Urbano.

Prof. Dr. SÉRGIO BOTTON BARCELLOS
Pós-doutorando e docente no Curso de Pós-Graduação em Sociologia da UFPEL. Doutor e Mestre em Ciências Sociais do Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - CPDA com intercâmbio na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) - Espanha nos temas de migração e diversidade étnica. Possui graduação em Medicina Veterinária e Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua em assessorias e pesquisas nas seguintes áreas: Políticas Públicas, Estudos sobre migração, mobilidade e diversidade étnica; conflitos socioambientais; Sociologia Rural; Agricultura Familiar e Economia Solidária; educação ambiental com enfoque em cidadania e interdisciplinaridade; e assessoria em projetos de Políticas Públicas de desenvolvimento rural. Tem experiência na área de : Desenvolvimento Rural; Políticas Públicas; Cooperação Internacional; Sociologia Rural, Urbana e ambiental; Estudos Migratórios; educação popular e ambiental; Assistência Técnica e Extensão Rural; e Saúde Pública com ênfase em saúde coletiva e medicina veterinária.

Prof. Dr. CLEYTON HENRIQUE GERHARDT
Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Agrônomo de formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) nesta universidade. Também no CPDA/UFRRJ realizou em 2014 pós-doutoramento a partir da pesquisa "Conflitos ambientais, grandes projetos de desenvolvimento e a produção estrutural da desigualdade ambiental". Até recentemente foi professor adjunto (DE) na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, sendo responsável na graduação pelas disciplinas "Agricultura e Desenvolvimento" e "Economia Rural". Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS), onde é responsável pelas disciplinas "Antropologia dos Conflitos Ambientais" e "Problematizando o Desenvolvimento Rural: questões contemporâneas", além de fazer parte da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA) e participar dos Grupos de Pesquisa TEMAS (Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade) e DESMA (Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Rural Sustentável e Mata Atlântica), atualmente é professor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua nas áreas de Antropologia do Desenvolvimento, Antropologia do Meio Ambiente e Sociologia Rural, tendo como principais temas de pesquisa: conflitos ambientais e agrários envolvendo grandes projetos de desenvolvimento; áreas protegidas, povos/comunidades tradicionais e seus conflitos; interfaces rural-urbano e suas ressignificações; extensão rural.


WEBCONFERÊNCIA INTERNACIONAL
Formação de educadores ambientais: perspectivas e desafios

Mediador: Prof. Dr. SIRIO LOPEZ VELASCO
Possui graduação em Filosofia – Universite Catholique de Louvain (1981), graduação em Linguística – Universite Catholique de Louvain (1983) e doutorado em Filosofia – Universite Catholique de Louvain (1985). Pós-doutorado em Ética no Instituto de Filosofía do Consejo Superior de Investigaciones Ciéntíficas (Madrid, España, 2002). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande onde atúa no Doutorado e Mestrado em Educação Ambiental. Tem experiência na área de Filosofia e Educação Ambiental, com ênfase em Ética Argumentativa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ética argumentativa, ecomunitarismo, e ética da libertação.

Convidados:
Dra. Prof. NILA COROMOTO PELLEGRINI BLANCO
UNIVERSIDADE SIMÓN BÓLIVAR – VENEZUELA
Licenciada en Biologia (Universidade Simón Bolivar), Mestre em Docência em Educação Superior (Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez – UNESR), Doutora em Ciências da Educação (UNESR, 2004). Atualmente, professora titular do Departamento de Estudos Ambientais.
PUBLICAÇÕES. http://www.researchgate.net/profile/Nila_Blanco
Temas: estudos ambientais, parques, ecologia, ambientalização curricular.

Dr. Prof. WILLIAM MANUEL MORA PENAGOS 
UNIVERSIDAD DISTRITAL FRANCISCO JOSÉ DE CALDAS - COLÔMBIA
Licenciado em Química (Universidade Pedagogica Nacional), Especialista em Analise Organico Estructural (Pontificia Universidade Javeriana), Mestre em Docência da Química (Universidade Pedagogica Nacional), Mestre em Educação Ambiental (Universidade de Sevilla), Doutor em Educação Ambiental (Universidade de Sevilla)
PUBLICAÇÕES. http://www.researchgate.net/profile/William_Mora_Penagos/publications 
http://scienti1.colciencias.gov.co:8081/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0000006890 
http://die.udistrital.edu.co/comunidad/william_manuel_mora_penagos 
Temas: ambientalização curricular, conteúdos ambientais, complexidade, conteúdos didáticos do conteúdo curricular, formação de professores.

Dr. Prof. EDGAR GONZÁLEZ – GAUDIANO
INSTITUTO DE INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓN - UNIVERSIDAD VERACRUZANA - MÉXICO
Engenheiro Químico, Licenciado em Pedagogia, Mestre em Pedagogía (Universidad Nacional Autónoma de México). Doutor em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad Nacional de Educación a Distancia, en Madrid, España).
Fundador do Centro de Educación y Capacitación para el Desarrollo Sustentable (1995-2000) da Secretaría de Medio Ambiente, Recursos Naturales y Pesca (Semarnap) y se desempeñó como asesor del Secretario de Educación Pública, encargado de los temas de educación ambiental y para el desarrollo sustentable (2001-2006). Actualmente es investigador titular C del Instituto de Investigaciones en Educación de la Universidad Veracruzana.
Ha trabajado en el campo de la educación ambiental desde 1983, colaborando con numerosas instituciones gubernamentales y organismos internacionales, a elaboración de la estrategia mexicana de educación ambiental, así como los apoyos impartidos a la Comisión Nacional de Medio Ambiente de los gobiernos de Chile y Guatemala; los Ministerios de Educación de Brasil, Colombia y República Dominicana y los Ministerios de Medio Ambiente de Cuba y Argentina.
PUBLICAÇÕES. http://www.researchgate.net/profile/Edgar_Gonzalez-Gaudiano/publications 
http://pt.scribd.com/doc/45283097/Ejgg-Curriculum-Vitae-2008
Temas: Sustentabilidade ambiental, cambio climático, escola e educação ambiental, tendências da educação ambiental na América Latina, ambientalização curricular.

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