É com grande alegria que a comissão organizadora do VII EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, vem apresentar os 62 trabalhos aprovados para apresentação entre nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2015..
Devido a grande concentração de inscritos no eixo 2, informamos que alguns trabalhos terão que ser realocados para outros eixos para que consigamos realizar a apresentação de todos e contemplar os debates propostos. As apresentações ocorrerão no Pavilhão 4 do Campus Carreiros nas salas 4110, 4111 e 4115, conforme programação já disponível no nosso site.
Dúvidas, entre em contato com a Comissão Científica pelo e-mail: comissaocientificaedea2015@gmail.com
Grande Abraço!
Eixo temático 1 - Abrangência de olhares e dispersão de lutas em Educação Ambiental
1- A RETOMADA DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DISCIPLINAR PRÓPRIO: A CONTRIBUIÇÃO LATINO-AMERICANA
2- CONTRA A PERDA DOS SENTIDOS: CONTRIBUIÇÕES DA ATITUDE HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA AOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
3- FORTALEZAS, FRAGILIDADES E MULTIPLICIDADE DE ENFOQUES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
4- PROCESSOS EDUCACIONAIS ALTERNATIVOS POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPADA
5- GEOGRAFIAS INVISÍVEIS: UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA SOBRE A CONSCIÊNCIA DA REALIDADE DIANTE DE PESQUISA AÇÃO SOBRE O MOVIMENTO NOVOS RURAIS EM PORTUGAL/ BRASIL.
6- NOVAS ARTICULAÇÕES COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCUTINDO SOBRE MINORIAS NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – CAMPUS PALHOÇA BILÍNGUE
7- INVISIBILIDADE E RESISTÊNCIA NO PROCESSO DE INSTALAÇÃO DE UMA MINERADORA EM SÃO JOSÉ DO NORTE - RS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM CONFLITO AMBIENTAL
8- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ABRANGÊNCIA DE OLHARES DAS LUTAS À JUSTIÇA AMBIENTAL SOBRE O MODELO DE DESENVOLVIMENTO À PERPETUAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIOAMBIENTAIS DAS MULHERES DE DUQUE DE CAXIAS - BRASIL E DAS CRIANÇAS NAS RANCHERIAS WAYÚU – COLÔMBIA
9- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONFLITOS AMBIENTAIS: A LUTA PELO TERRITÓRIO NA ZONA RURAL II DE SÃO LUÍS – MA
10- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS MULHERES NA GESTÃO DAS ÁGUAS EM CENÁRIOS DE CONFLITO COM A CADEIA DE PETRÓLEO
11- TRABALHO, TRABALHO PEDAGÓGICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM DAS ESCOLAS DO CAMPO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA
12- ME ENGANA QUE EU GOSTO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE MARKETING DE EMPRESAS POLUIDORAS E A ÉTICA DOS EDUCADORES AMBIENTAIS
13- REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COMO REPRODUTORAS DA EXCLUSÃO SOCIOAMBIENTAL HISTÓRICA
14- RIO GRANDE: PARTINDO DA OCUPAÇÃO PARA ENTENDER A DESIGUALDADE SOCIOAMBIENTAL
Eixo temático 2 - Espaços consolidados e políticas de Educação Ambiental
15- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, O ENSINO DE GEOGRAFIA E A ESCOLA: (RE) DISCUTINDO ALGUMAS (IN) CERTEZAS COTIDIANAS
16- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: AS VIVÊNCIAS COM A NATUREZA E A ATUAÇÃO DO PROGRAMA NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP, CÂMPUS DE ROSANA/SP
17- PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR
18- O PROTAGONISMO DOS EDUCANDOS A PARTIR DAS DEMANDAS SOCIOAMBIENTAIS DA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA EMEF MARIA QUITÉRIA EM NOVO HAMBURGO/RS
19- INFORMAÇÃO AMBIENTAL: DEMOCRATIZAÇÃO E DIREITO DE ACESSO
20- O PROGRAMA DE GÊNERO DA INTERNATIONAL UNION FOR CONSERVATION OF NATURE (IUCN)
21- OS SABERES DOS ACADÊMICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UAB/UFPel: UMA ANÁLISE À LUZ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECOMUNITARISTA
22- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NO CONTEXTO DE TRABALHO DOS EDUCADORES SOCIAIS
23- GRUPO DE ESTUDOS MOVIMENTO E AMBIENTE: A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR
24- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
25- NOÇÕES DE ÉTICAS NAS DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PPGEA/FURG
26- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SANEAMENTO BÁSICO: UMA EXPERIÊNCIA EM SÃO LOURENÇO DO SUL - RS
27- A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO DE NATUREZA NO PAMPA E SUA PROBLEMATIZAÇÃO SOB AS LENTES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
28- SUBPROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR: PROBLEMATIZANDO DISCURSOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
29- A TRANSVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES POTENCIALIZADAS A PARTIR DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO
30- PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NA ESCOLA E AS RELAÇÕES DE PERTENCIMENTO NA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
31- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NARRADA NA LITERATURA INFANTIL - PRODUZINDO SUJEITOS EM TEMPOS DE CRISE
32- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
33- EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS PROTEGIDAS: QUEM ESTÁ AUTORIZADO A FALAR (E A AGIR) EM NOME DO MEIO AMBIENTE?
34- O CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E UM ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL
35- PROBLEMATIZANDO O DISCURSO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL GOVERNAMENTAL COM BASE NO CONCEITO DE FORMAÇÃO DA ATITUDE ECOLÓGICA
36- INSERÇÃO ECOLÓGICA NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DA ÓTICA DA CRIANÇA
37- O DISCURSO DE NATUREZA EM EVIDÊNCIA: A CONSTITUIÇÃO GAÚCHA E A MÚSICA PAMPEANA
38- “NINGUÉM MORA PERTO DO ARROIO PORQUE QUER”: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA JUSTIÇA AMBIENTAL DA/NAESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE DEODORO DA FONSECA (NOVO HAMBURGO/RS)
39- EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO CONTINUADA
40- A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA – COM-VIDA NA ESCOLA MUNICIPAL VINTE DE SETEMBRO
41- OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO NA GESTÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
42- EDUCACIÓN Y GESTION AMBIENTAL: POSIBLES Y NECESARIOS ENCUENTROS
43- CURSOS REGIONALES DE EA: UNA EXPERIENCIA DE CAPACITACIÓN Y CONSTRUCCIÓN DE REDES LOCALES DE LA RENEA
44- VIVÊNCIAS E RELATOS DO PROJETO TEATRAL SOCIOAMBIENTAL: A CARAVANA DO SUPERLIX
Eixo temático 3 – Perspectivas e utopias da Educação Ambiental
45- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO FILME A GANGUE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE OS SURDOS
46- A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA PARA SUPERAÇÃO DA CRISE NO ENSINO JURÍDICO
47- ANTROPOCENTRISMO ECONOMICISTA E OUTRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
48- APONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE NATUREZA NAS OBRAS DE RENÉ DESCARTES E SUAS POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
49- CONSTRUÇÕES TEÓRICAS PARA EDUCADORES MUSICAIS NA INTERLOCUÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PERSPECTIVAS, OLHARES E ESCUTAS
50- EDUCAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL
51- ENTRE O DISSENSO E AS “VERDADES” AMBIENTAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA QUEM?
52- ÉTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO CONCEITO DE ESPERANÇA EM PAULO FREIRE
53- FILOSOFIA HERMENÊUTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
54- INFÂNCIAS, NATUREZAS E CULTURAS: FOCANDO O OLHAR PARA A INFÂNCIA INDÍGENA
55- INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO E AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIÁLOGO COM AS CRIANÇAS
56- NOTAS SOBRE ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
57- O MEIO AMBIENTE/NATUREZA SOB A PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DE 7 e 8 ANOS
58- POR ENTRE OLHARES E VOZES... COSTURAS DIALÓGICAS NOS (ENTRE) CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
59- REFLEXÕES POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL “VISTA DE BAIXO”: A EXPERIÊNCIA DAS ECOVILAS
60- SABER AMBIENTAL EM RODAS DE CONVERSAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
61- UM ENCONTRO COM O ORIENTE: OUTRAS MIRADAS EPISTEMOLÓGICAS PARA SE PENSAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
62- UMA PRÁTICA DE CULTIVO COMUNITÁRIO MEDIADA PELA CRIAÇÃO DO DISPOSITIVO DO DIÁRIO DE CAMPO
Nenhum comentário:
Postar um comentário